terça-feira, 16 de novembro de 2010
Obras de Bernini
Bernini
Gian Lorenzo Bernini nasceu em 1598, escolheu as pessoas certas para apresentar seus trabalhos, desde os oito anos de idade, quando desenhou São Paulo para o papa.
Seu pai Pietro era escultor de Florença. Assim Bernini iria superar seu próprio mestre, na adolescência fez a escultura de dois anjinhos. Chegou a Roma em 1605. Concorrendo com Caravaggio que era pintor. E só poderia passar ele com suas esculturas, aos 16 anos fez São Lourenzo.
Para criar uma nova escultura, Bernini colocou fogo no próprio braço para saber a reação de sentir a dor na carne. Como suas características, Bernini era extremamente inteligente, pontual, elegante, charmoso e não bebia. Além disso ele também era dramaturgo, pintor, mestre e construtor.
Graças a Filippo Baldinucci, um pintor fofoqueiro e crítico, que anotava comentários sobre artistas, que sabemos da existência de Bernini.
O papa Gregório XV fez dele um cavalheiro, apilidando-o de Bernini O Cavaleiro. Após também fez amizade com o Papa Urbano VIII.
Francesco Borromini é seu inimigo, arquiteto que construiu diversos lugares com perfeição e magia. Bernini construiu uma torre, mas ele fica mal por ela estar rachando. E para piorar, seu amigo Papa morre. Assim o novo Papa que o substitui, decide fazer um encontro no Vaticano no dia 23 de fevereiro de 1646, o Papa Inocêncio decide derrubar a torre, o que durou 11 meses.
Para recuperar sua pose de artista Bernini criou uma nova escultura O Êxtase de Santa Teresa, feita para a igreja Santa Maria della Vitória. A história da Santa Teresa que nasceu religiosa, acreditava em Deus e anjos, achava que falava com eles e que flutuava.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
A revoluçao dos bichos - 1999
• Sinopse: Numa alegoria à corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones. Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras.
Elenco:
Kelsey Grammer ... Snowball (voz)
Ian Holm ... Squealer (voz)
Julia Louis-Dreyfus ... Mollie (voz)
Julia Ormond ... Jessie (voz)
Pete Postlethwaite ... Benjamin/Fazendeiro Jones (voz)
Paul Scofield ... Boxer (voz)
Patrick Stewart (1) ... Napoleon (voz
)Peter Ustinov ... Major (voz)
Alan Stanford ... Fazendeiro Pilkington
Caroline Gray ... Senhora Jones
Gail Fitzpatrick ... Senhora Pilkington
Jimmy Keogh ... Dennis
Noel O'Donovan (1) ... Eric
Gerard Walsh ... Fazendeiro
Jer O'Leary ... Fazendeiro
Sean Fitzsimons ... Filho de Pilkington
Conor Kirwan ... Filho de Pilkington
Charlie Dale¹ ... Moses/Pincher (voz)
Amanda Symonds ... (voz)
Louise Gold ... Mabel (voz)
Paul Mark Elliott ... (voz)
Jean Beith ... Muriel (voz)
Nicole Tibbles ... (voz)
Tim Whitnall ... (voz)
Brian Gulland ... (voz)
Hannah King (1) ... (voz)
Tim Merton-Laight ... (voz)
Charlotte Merton-Laight ... (voz)
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Neste filme Christopher Nolan, Leonardo Dicaprio é Dom Cobb, especialista em roubar segredos dos sonhos das pessoas. Ele recebe proposta para introduzir uma ideia na mente de um grande empresário. Além dos riscos comuns ao universo etéreo dos sonhos, Cobb é perseguido pelas lembranças de sua mulher, que busca frustrar suas missões.
Em um alegre bairro do subúrbio, rodeado por cercas brancas com roseiras em flor, existe uma casa negra com um gramado seco. Sem o conhecimento dos vizinhos, escondido no porão desta casa, existe um grande esconderijo secreto. Cercado por um pequeno exército de minions, encontramos Gru (dublado por Steve Carell na versão original e Leandro Hassun), planejando o maior roubo de todos os tempos. Ele vai roubar a lua (Sim, a lua!).
Sinopse: Há muito tempo atrás, o mundo era dividido em quatro grupos: Nação do Fogo, Tribo da Água, Reino da Terra e Nômades do Ar. Essas nações viviam em perfeito equilíbrio, até o dia em que a Nação do Fogo atacou. O Avatar, mestre dos quatro elementos, é o responsável por manter o equilíbrio do mundo e quando o mundo mais precisou, ele desapareceu. Cem anos após esse acontecimento, dois jovens da tribo da água do sul encontram o avatar, um habilidoso dominador de ar chamado Aang.
Filmes em exibição
Há muito tempo atrás, o mundo era dividido em quatro grupos: Nação do Fogo, Tribo da Água, Reino da Terra e Nômades do Ar. Essas nações viviam em perfeito equilíbrio, até o dia em que a Nação do Fogo atacou. O Avatar, mestre dos quatro elementos, é o responsável por manter o equilíbrio do mundo e quando o mundo mais precisou, ele desapareceu. Cem anos após esse acontecimento, dois jovens da tribo da água do sul encontram o avatar, um habilidoso dominador de ar chamado Aang.
A pirâmide de Gizé foi roubada, sendo substituída por uma imensa réplica a gás. O feito é considerado o roubo do século, o que mexe com o orgulho de Gru (Steve Carell). Desejando realizar algo ainda mais impressionante, ele planeja o roubo da Lua. Para tanto conta com a ajuda dos mínions, seres amarelados que trabalham como seus ajudantes, e do dr. Nefario (Russell Brand), um cientista. Só que para realizar o roubo terá que tomar de Vetor (Jason Segel), o ladrão da pirâmide, um raio que consegue diminuir o tamanho de tudo que atinge. Sem conseguir invadir a fortaleza de Vetor, Gru encontra o plano perfeito quando vê as três órfãs Margo (Miranda Cosgrove), Agnes (Elsie Fisher) e Edith (Dana Gaier) entrarem no local para vender biscoitos. Ele então vai ao orfanato e resolve adotá-las. Só não esperava que, aos poucos, fosse se afeiçoar às irmãs.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Grandes diretores
Woody Allen: Nascido no dia 1º de dezembro de 1935, Allan Stewart Konigsberg desde pequeno já se envolvia no mundo do entretenimento. Aos 15 anos, já como Woody Allen, o jovem começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio. Ao mesmo tempo, freqüentava a Universidade de Nova York, mas nunca chegou a se formar. Em 1964, Woody já era um respeitável comediante, tanto que um disco chamado Woody Allen, com as gravações de seus shows, foi indicado ao Prêmio Grammy. Sua primeira experiência cinematográfica aconteceu no ano seguinte, quando em uma dessas apresentações conquistou um produtor de cinema que o chamou para escrever e estrelar O que é que há, gatinha? (em Portugal: O Que Há de Novo, Gatinha?). Como diretor estreou em 1969, com "Um assaltante bem trapalhão", e de lá para cá foram mais de 30 filmes, mantendo uma média de um filme por ano.
Sydney Pollack (Lafayette, 1 de julho de 1934 — Los Angeles, 26 de maio de 2008) foi um cineasta, produtor e ator estadunidense. Pollack teve seu dois grandes sucessos de bilheteria e crítica com Tootsie/Quando Ele Era Ela, estrelando Dustin Hoffman e Entre Dois Amores/África Minha, com Meryl Streep e Robert Redford, um de seus atores preferidos, que ganhou o Oscar de melhor filme de 1985 e deu a Pollack o de melhor diretor. Ele dirigiu, além de outros inúmeros filmes, os episódios das séries de TV "O Fugitivo" e "The Alfred Hitchcock Hour". Morreu de câncer aos 73 anos em maio de 2008 em sua casa de Pacific Palisades, distrito de Los Angeles, Califórnia.
Tim Burton: Timothy William Burton (Burbank, 25 de agosto de 1958) é um cineasta americano. Trabalha usualmente com temáticas sombrias, chamando para o elenco na maior parte das vezes o ator Johnny Depp. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos os notórios atores de filmes de terror: Vincent Price e Christopher Lee. Tem uma união estável com a atriz Helena Bonham Carter, com quem tem dois filhos.
Steven Spielberg: O judeu Steven Allan Spielberg sempre quis ser cineasta, cresceu vendo todo o tipo de filmes e programação de TV, o que talvez explique sua forma direta de narrar uma história, com planos rápidos e montagens mais rápidas ainda, semelhantes aos filmes de televisão que viu quando garoto. Com 13 anos de idade, em 1960, venceu seu primeiro concurso de curta-metragem com o filme Fuga do Inferno, de 40 minutos, que falava sobre a guerra. Aos 16, fez seu primeiro filme em Super 8, chamado Firelight, exibido em uma sala de teatro local alugada por seu pai. No mesmo ano fez sua estréia profissional com o curta-metragem Amblin, de 24 minutos, que foi exibido no Festival de Filmes de Atlanta. Nessa época, o jovem e já premiado cineasta da família Spielberg, resolveu seguir carreira e tentou entrar no conceituado departamento de filmes da University of Southern California, onde não foi aceito, indo estudar na Universidade Estadual da Califórnia, onde fez cinco filmes.
Alfred Hitchcock: O gênio do cinema. Podemos perfeitamente assim iniciar o nosso perfil do melhor diretor de todos os tempos, o “Mestre do Suspense” (apelido dado por ele mesmo, se autopromovendo), responsável por nada mais nada menos do que alguns dos melhores filmes da história. Tinha algumas características únicas que, sem dúvida nenhuma, o transformou junto com seu talento no diretor mais famoso do mundo (até mesmo mais que Spielberg é hoje em dia, o mais famoso de sua geração). Nascido em Leytonstone, Londres, no dia 13 de Agosto de 1899, o inglês sempre teve severa educação dos católicos pais, o que serviu diretamente em seu interesse pelo crime. Insistia em viajar de ônibus interurbanos e, como o pai era contra, puniu-lhe deixando-o preso por alguns minutos em uma prisão onde era amigo do delegado. Desde então nosso gênio em questão teve fobia a policiais, ironicamente os incluindo em quase todos os seus filmes.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Arte naïf
Arte naïf ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação académica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área. (Veja também art brut, género artístico que tem algumas semelhanças.)
O termo naïf presume a existência (por contraste) de uma forma académica de proceder nas artes - uma forma "educada" na criação artística, que os artistas desta corrente não seguirão. Na prática, com tudo, também existem "escolas" de artistas naïf. Ao longo do tempo, o estilo foi sendo cada vez mais aceito e valorizado.
As principais características da arte naïf (por exemplo, na pintura) são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões, uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da subtileza, etc. Por se referir à uma tendência estética e não particularmente a uma corrente de pensamento é recorrente a errônea classificação "naif" de artistas na realidade conscientes de sua produção formal que optam por uma figuração sem compromisso fotográfico com a realidade (como exemplo o pintor Henri Rousseau, exímio colorista, considerado diversas vezes um "ingênuo"). Tornou-se um estilo tão popular e reconhecível que já existem obras que podemos classificar como pseudo-naive.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
TRABALHO DE ARTE - HEITOR DOS PRAZERES
*Foi um compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro.
*Heitor começou a trabalhar cedo, na oficina do pai, marceneiro.
*Dominava o clarinete e o cavaquinho.
*E seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional.
*Foi um dos pioneiros do samba carioca,
*Heitor compôs seu maior sucesso, Pierrô Apaixonado, em parceria com Noel Rosa.
*Nos anos 20, Heitor dos Prazeres foi um dos fundadores da escola de samba Vai Como Pode, que mais tarde chamou-se GRES Portela, primeira vencedora num concurso entre escolas em 1929, com sua composição Não Adianta Chorar.
*Heitor dos Prazeres adotou a pintura como hábito após a morte da esposa.
*Nas artes plásticas, Heitor dos Prazeres teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, com obras presentes em numerosas exposições.
terça-feira, 4 de maio de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Guns N' Roses
A banda já vendeu cerca de 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. O seu álbum de estréia em 1987, Appetite for Destruction vendeu cerca de 40 milhões de cópias no mundo todo, 23 milhões apenas nos Estados Unidos, sendo certificado 23 vezes platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América).
O estilo musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda contribuíram para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominação do hard rock no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Enquanto o glam metal liderava nas vendas de discos, tabelas de vídeos e rádio, os Guns N' Roses ofereciam um som mais tradicional do rock, e conquistaram muitos fãs, impressionados pela autenticidade entusiasmante.
A banda teve grande sucesso mundial entre 1988 e 1993, mas devido a conflitos de personalidade entre os membros do grupo levou ao fim do alinhamento original. Atualmente, Axl Rose e Dizzy Reed são os únicos membros originais no alinhamento do Guns N' Roses, sendo o vocalista desde 1985 e tecladista desde 1990, respectivamente.
Seu novo trabalho, Chinese Democracy foi lançado no dia 23 Novembro (EUA) e 25 de novembro 2008 no Brasil e já vendeu (4 de Fevereiro de 2010) cerca de 5 milhões de cópias em todo o mundo, atingindo a certificado de platina nos EUA por chegar a marca de 1 milhão de cópias.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Justin Bieber
Justin nasceu em Stratford, Ontário, e foi educado por sua mãe solteira, Pattie Mallette. Ele tinha 12 anos de idade quando entrou em uma competição de canto local, ficando em segundo lugar. Ele aprendeu sozinho a tocar piano, bateria, guitarra e trompete. No final de 2007, Bieber e sua mãe começaram a postar vídeos no Youtube, para que os membros de sua família e amigos que não haviam assistido suas apresentações pudessem vê-las, postando suas versões de músicas de Usher, Chris Brown, Stevie Wonder, Justin Timberlake, Ne-Yo e outros.
Scooter Braun, ex-executivo de marketing da So So Def, viu seus vídeos e levou Bieber para Atlanta, Geórgia, onde ele encontrou o cantor e compositor de R&B Usher. Uma semana mais tarde, Justin teve a oportunidade de cantar para Usher, que lhe recomendou para uma audição com Antonio L.A. Reid na Island Records, que o contratou para a gravadora em outubro de 2008. Justin Timberlake também estava interessado em assinar com Bieber, mas ele eventualmente assinou com Usher. Justin e sua mãe se mudaram então para Atlanta, onde também moram Usher e Braun, para apoiar sua carreira. Bieber também falou em uma entrevista que ele fica frequentemente em sua casa em Stratford.
Ohhhh ah (x2)
Ohhh woah ohhh oh
You know you love me
I know you care
You shout whenever
And I'll be there
You want my love
You want my heart
And we will never ever ever be apart
Are we an item?
Girl, quit playin'
We're just friends
or are we saying
So there's another one
looks right into my eyes
My first love with my heart for the first time,
and I was like
(CHORUS)
Baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
I thought you'd always be mine, mine
Baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
I thought you'd always be mine, oh oh
For you I would 've done whatever
Another chance and we, we get together
and wanna play it cool
for those of you
I'll buy you anything
I'll buy you anywhere
You wanted
Beaches, can you fix me
Shake me till' you wake me
I'm going down down dooown
(CHORUS)
Baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
I thought you'd always be mine, girl
Baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
I thought you'd always be mine
You can give me all your love
But sometimes it won't be enough
Everybody told me this day would come
Now I'm all gone
You can give me all your love
But sometimes it won't be enough
Everybody told me this day would come
And I was like
Baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
My baby baby baby Nooo
I thought you'd always be mine, mine
Yeah, yeah, yeah (x5)
Now I'm all yours, yours, yours ohhh
I'm yours
Os Simpsons
Desde sua estreia, em 17 de dezembro de 1989, o programa já exibiu 451 episódios; a vigésima primeira temporada começou a ser exibida em 27 de setembro de 2009. O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.
Em 2002, a série satirizou o Brasil no episódio 15 da 13ª Temporada Blame It on Lisa (Feitiço de Lisa). O episódio mostra o Rio de Janeiro com macacos e ratos nas ruas e com uma população sexualmente agressiva. No episódio, Homer é sequestrado por um taxista, Bart é atacado por pivetes, e os programas infantis tem apresentadoras provocantes. A Embratur protestou e ameaçou processar os produtores da série. A atitude do governo brasileiro foi alvo de chacota em diversas reportagens na imprensa internacional.
Antes mesmo do episódio ir ao ar no Brasil, o secretário de turismo do Rio de Janeiro protestou a respeito da forma como a cidade foi retratada. Em nota pública, o produtor-chefe da série, James L. Brooks, desculpou-se e disse que caso fosse preciso Homer gostaria de convidar o então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso para uma luta no show Celebrity Boxing. De fato, Mauricio Ricardo, do site Charges.com.br fez uma charge animada com Homer e Bart encontrando Fernando Henrique, e após Homer e Bart sugerirem mostrar o Brasil como é, o presidente desiste.