terça-feira, 31 de agosto de 2010

Grandes diretores






Woody Allen: Nascido no dia 1º de dezembro de 1935, Allan Stewart Konigsberg desde pequeno já se envolvia no mundo do entretenimento. Aos 15 anos, já como Woody Allen, o jovem começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio. Ao mesmo tempo, freqüentava a Universidade de Nova York, mas nunca chegou a se formar. Em 1964, Woody já era um respeitável comediante, tanto que um disco chamado Woody Allen, com as gravações de seus shows, foi indicado ao Prêmio Grammy. Sua primeira experiência cinematográfica aconteceu no ano seguinte, quando em uma dessas apresentações conquistou um produtor de cinema que o chamou para escrever e estrelar O que é que há, gatinha? (em Portugal: O Que Há de Novo, Gatinha?). Como diretor estreou em 1969, com "Um assaltante bem trapalhão", e de lá para cá foram mais de 30 filmes, mantendo uma média de um filme por ano.

Sydney Pollack (Lafayette, 1 de julho de 1934 — Los Angeles, 26 de maio de 2008) foi um cineasta, produtor e ator estadunidense. Pollack teve seu dois grandes sucessos de bilheteria e crítica com Tootsie/Quando Ele Era Ela, estrelando Dustin Hoffman e Entre Dois Amores/África Minha, com Meryl Streep e Robert Redford, um de seus atores preferidos, que ganhou o Oscar de melhor filme de 1985 e deu a Pollack o de melhor diretor. Ele dirigiu, além de outros inúmeros filmes, os episódios das séries de TV "O Fugitivo" e "The Alfred Hitchcock Hour". Morreu de câncer aos 73 anos em maio de 2008 em sua casa de Pacific Palisades, distrito de Los Angeles, Califórnia.

Tim Burton: Timothy William Burton (Burbank, 25 de agosto de 1958) é um cineasta americano. Trabalha usualmente com temáticas sombrias, chamando para o elenco na maior parte das vezes o ator Johnny Depp. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos os notórios atores de filmes de terror: Vincent Price e Christopher Lee. Tem uma união estável com a atriz Helena Bonham Carter, com quem tem dois filhos.

Steven Spielberg: O judeu Steven Allan Spielberg sempre quis ser cineasta, cresceu vendo todo o tipo de filmes e programação de TV, o que talvez explique sua forma direta de narrar uma história, com planos rápidos e montagens mais rápidas ainda, semelhantes aos filmes de televisão que viu quando garoto. Com 13 anos de idade, em 1960, venceu seu primeiro concurso de curta-metragem com o filme Fuga do Inferno, de 40 minutos, que falava sobre a guerra. Aos 16, fez seu primeiro filme em Super 8, chamado Firelight, exibido em uma sala de teatro local alugada por seu pai. No mesmo ano fez sua estréia profissional com o curta-metragem Amblin, de 24 minutos, que foi exibido no Festival de Filmes de Atlanta. Nessa época, o jovem e já premiado cineasta da família Spielberg, resolveu seguir carreira e tentou entrar no conceituado departamento de filmes da University of Southern California, onde não foi aceito, indo estudar na Universidade Estadual da Califórnia, onde fez cinco filmes.

Alfred Hitchcock: O gênio do cinema. Podemos perfeitamente assim iniciar o nosso perfil do melhor diretor de todos os tempos, o “Mestre do Suspense” (apelido dado por ele mesmo, se autopromovendo), responsável por nada mais nada menos do que alguns dos melhores filmes da história. Tinha algumas características únicas que, sem dúvida nenhuma, o transformou junto com seu talento no diretor mais famoso do mundo (até mesmo mais que Spielberg é hoje em dia, o mais famoso de sua geração). Nascido em Leytonstone, Londres, no dia 13 de Agosto de 1899, o inglês sempre teve severa educação dos católicos pais, o que serviu diretamente em seu interesse pelo crime. Insistia em viajar de ônibus interurbanos e, como o pai era contra, puniu-lhe deixando-o preso por alguns minutos em uma prisão onde era amigo do delegado. Desde então nosso gênio em questão teve fobia a policiais, ironicamente os incluindo em quase todos os seus filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário