terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bernini

Gian Lorenzo Bernini nasceu em 1598, escolheu as pessoas certas para apresentar seus trabalhos, desde os oito anos de idade, quando desenhou São Paulo para o papa.

Seu pai Pietro era escultor de Florença. Assim Bernini iria superar seu próprio mestre, na adolescência fez a escultura de dois anjinhos. Chegou a Roma em 1605. Concorrendo com Caravaggio que era pintor. E só poderia passar ele com suas esculturas, aos 16 anos fez São Lourenzo.

Para criar uma nova escultura, Bernini colocou fogo no próprio braço para saber a reação de sentir a dor na carne. Como suas características, Bernini era extremamente inteligente, pontual, elegante, charmoso e não bebia. Além disso ele também era dramaturgo, pintor, mestre e construtor.

Graças a Filippo Baldinucci, um pintor fofoqueiro e crítico, que anotava comentários sobre artistas, que sabemos da existência de Bernini.

O papa Gregório XV fez dele um cavalheiro, apilidando-o de Bernini O Cavaleiro. Após também fez amizade com o Papa Urbano VIII.

Francesco Borromini é seu inimigo, arquiteto que construiu diversos lugares com perfeição e magia. Bernini construiu uma torre, mas ele fica mal por ela estar rachando. E para piorar, seu amigo Papa morre. Assim o novo Papa que o substitui, decide fazer um encontro no Vaticano no dia 23 de fevereiro de 1646, o Papa Inocêncio decide derrubar a torre, o que durou 11 meses.

Para recuperar sua pose de artista Bernini criou uma nova escultura O Êxtase de Santa Teresa, feita para a igreja Santa Maria della Vitória. A história da Santa Teresa que nasceu religiosa, acreditava em Deus e anjos, achava que falava com eles e que flutuava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário